Spine SRS

Tartalomjegyzék

Modulação de Dose

Como o algoritmo varia a modulação de dose



A otimização VMAT pode usar o recurso da máquina de tratamento (ou acelerador linear) para alterar a quantidade de unidades monitoras aplicadas ao longo de diferentes segmentos do arco, variando um desses parâmetros:

  • Taxa de dose (unidades monitoras por minuto)

  • Velocidade do gantry (movimentação do gantry por minuto)

Isso ocorre adicionalmente à modulação causada pelo movimento das lâminas do MLC.

Tipos de modulação de dose



O acelerador linear e a configuração de R&V específicos determinam o tipo de modulação de dose será usada. Há três tipos de modulação de dose:

TipoDescrição
Sem modulação de dose: Taxa de dose constante e velocidade do gantry constante
  • Taxa de dose somente da lista de taxas de doses ou

  • Qualquer taxa de dose entre o mínimo e o máximo da lista de taxas de doses

Modulação de dose: Taxa de dose variável e velocidade do gantry constante
  • Taxa de dose somente da lista de taxas de doses ou

  • Todas as taxas de dose entre o mínimo e o máximo da lista de taxas de dose

Modulação de dose: Taxa de dose variável e velocidade do gantry variável
  • Todas as taxas de dose entre o mínimo e o máximo da lista de taxas de dose

Se a modulação da taxa de dose for usada, não há limites em relação às alterações da taxa de dose entre os pontos de controle. Entretanto, se a modulação da velocidade do gantry for usada, existe uma restrição em relação às alterações da velocidade do gantry entre os pontos de controle. O Physics Administration permite a configuração das capacidades do acelerador linear.

Detalhes

O plano de tratamento resultante de uma otimização de VMAT não especifica a taxa de dose e/ou a velocidade do gantry de pontos de controle individuais; antes, especifica o número de unidades monitoras que deverão ser entregues entre sucessivos pontos de controle. Cabe ao acelerador linear decidir de que maneira entregar o número de unidades monitoras solicitado por meio da variação da taxa de dose e/ou da velocidade do gantry. Porém, é importante especificar os recursos corretos no Physics Administration, para permitir a produção de planos de tratamento que possam ser aplicados com sucesso pelo acelerador linear. Isto se deve ao fato de que certas limitações da máquina (p.ex., a velocidade máxima do gantry se altera entre pontos de controle) devem ser conhecidas ao se criar o plano de tratamento.

Ao entregar um arco, a máquina de tratamento sempre tenta encontrar (respeitados os seus próprios recursos) uma combinação de taxa de dose e de velocidade de gantry que resulte no tratamento mais rápido possível de certo número de unidades monitoras. Para máquinas com capacidade de variar tanto a taxa de dose como a velocidade do gantry, isso significa que a máquina utiliza a taxa de dose máxima ou a velocidade de gantry máxima em relação a cada segmento entre dois pontos de controle sucessivos.

Art. Nº: 60919-40BP

A kibocsájtás napja: 2019-03-14