Spine Planning

Uso do sistema

Uso proposto e indicações de uso

O Spine & Trauma Navigation System é indicado para uso como um sistema de localização guiada por imagens intraoperatórias para cirurgias minimamente invasivas. Ele vincula um transdutor manual, rastreado por um sistema sensor com marcadores passivos em um espaço virtual de imagens computadorizadas em imagens tridimensionais pré-operatórias ou intraoperatórias de um paciente.

O Spine & Trauma Navigation System possibilita a navegação de imagens médicas assistida por computador, que podem ser adquiridas de forma pré-operatória ou intraoperatória por um sistema apropriado de aquisição de imagens. O software oferece o planejamento do tamanho dos parafusos de implante e a navegação em estruturas ósseas rígidas, com ferramentas cirúrgicas pré-calibradas e ferramentas adicionais calibradas individualmente.

O sistema é indicado para qualquer condição médica em que uma cirurgia estereotática possa ser adequada e na qual se possa identificar uma referência para uma estrutura anatômica rígida, como o crânio, a pelve, um osso longo ou uma vértebra, relacionada a uma imagem adquirida (TC, RM, imagem por fluoroscopia 2D ou reconstrução de imagem por fluoroscopia 3D) e/ou um modelo de anatomia baseado em dados de imagem.

Contraindicações conhecidas

Não existem contraindicações conhecidas para o uso deste dispositivo.

Local de uso

As tarefas de planejamento devem ser realizadas em um consultório ou na sala cirúrgica.

As tarefas de navegação devem ser realizadas em um sala cirúrgica.

Perfis de usuários

Cirurgiões Neurológicos, Ortopédicos, de Coluna e Trauma e seus assistentes com acesso a um sistema de aquisição de imagens em 3D (como TC ou Arco em C 3D) ou que utilizam tomografias, ou imagens semelhantes a tomografias (e imagens de RM potencialmente fusionadas) adquiridas de forma pré-operatória em combinação com um sistema de navegação da Brainlab.

Potenciais pacientes

O sistema é indicado para qualquer condição médica em que o uso de uma cirurgia estereotática seja apropriado e em que uma referência a uma estrutura anatômica rígida, como o crânio, a pelve, um osso longo ou uma vértebra, possa ser identificada em relação à imagem adquirida (TC, reconstrução de imagem fluoroscópica 3D).

Benefícios clínicos

O Spine & Trauma Navigation System oferece os seguintes benefícios:

  • Maior precisão na colocação de implantes de parafuso, em comparação com as técnicas convencionais

  • Redução da dose de radiação para a equipe cirúrgica, em comparação com as técnicas convencionais

  • Menor taxa de complicações (intraoperatórias e pós-operatórias) devido ao posicionamento incorreto de parafusos, em comparação com as técnicas convencionais

  • A necessidade de retorno do paciente à sala cirúrgica para cirurgia corretiva é reduzida ou eliminada

Revisão de plausibilidade

Aviso
Art. Nº: 60920-06BP

Utstedelsesdato: 2020-03-09