Spine SRS

Tartalomjegyzék

Configurações do Physics Administration

Informações básicas

Esta seção explica as configurações do Physics Administration que são especialmente importantes para a produção de planos de tratamento VMAT que possam ser aplicados com sucesso por um acelerador linear (i.e., aceito para tratamento pelo console do acelerador linear sem erros e aplicado sem nenhuma ocorrência de intertravamento ou retenção de feixe) Consulte a seção de informações gerais no Manual do Usuário do Software – Physics Administration para obter mais informações sobre as demais configurações.

Todos os parâmetros dependem dos recursos do acelerador linear e, às vezes, do sistema de R&V ao qual está ligado. Portanto, é difícil estabelecer valores gerais e a Brainlab não pode assegurar a exatidão de nenhum dos valores dados abaixo. Em caso de dúvida, entre em contado com o fabricante do acelerador linear.

Propriedades/Parâmetros Gerais/Parâmetros da Máquina

ParâmetroDescrição
Ângulos de colimador permitidos, ângulos de mesa (ou anel) permitidos, ângulos de gantry permitidos

Especifica os intervalos permitidos de ângulos do colimador, os ângulos da mesa (ou anel) e os ângulos do gantry. Os protocolos clínicos que contêm ângulos fora desses intervalos são descartados pelo software.

Velocidade mínima e máxima do gantry durante a aplicação da doseUm valor típico para a velocidade mínima do gantry durante a aplicação da dose é de 0,5 grau/s em máquinas Varian ou Elekta, e de 0,3 grau/s para MHI Vero.

Para conseguir gerar planos com sucesso na entrega, é especialmente importante que se tenha um valor correto para a velocidade máxima do gantry.

Espaçamentos suportados entre pontos de controle

Lista do espaçamento entre pontos de controle suportado pelo acelerador linear. O software é configurado para usar um espaçamento de 4 graus entre os pontos de controle, se possível. Se o acelerador linear não oferecer suporte a um espaçamento de 4 graus, será usado o valor mais próximo da lista de espaçamentos suportados. A maioria dos aceleradores lineares suporta um espaçamento de 4 graus.

Recursos Dinâmicos
Permitem a especificação do recurso do acelerador linear no que diz respeito à modulação da taxa de dose e da velocidade do gantry. As configurações corretas desta seção são especialmente importantes para se gerar planos com sucesso na entrega. Consulte detalhes adicionais na seção Modulação de Dose.

Para máquinas que suportam a modulação da velocidade do gantry, o valor típico de Alteração da Velocidade Máxima do Gantry é de 0,75 (grau/s)/ponto de controle.

  • Brainlab Novalis Classic deve ser usado em uma “taxa de dose constante” e “velocidade de gantry constante”. Use Only Dose Rates From Dose Rate List.
  • O MHI Vero deve ser usado em uma “taxa de dose constante” e “velocidade de gantry constante”. Use Any Dose Rate Between Minimum And Maximum Of Dose Rate List.
  • Os aceleradores lineares Elekta mais antigos devem ser usados em uma “taxa de dose variável” e “velocidade de gantry constante”. Use Only Dose Rates From Dose Rate List.
  • Os aceleradores lineares Varian mais antigos devem ser usados em uma “taxa de dose variável” e “velocidade de gantry constante”. Use Any Dose Rate Between Minimum And Maximum Of Dose Rate List.
  • Todos os aceleradores lineares restantes (mais novos) devem ser usados em uma “taxa de dose variável” e “velocidade de gantry variável”. Use Any Dose Rate Between Minimum And Maximum Of Dose Rate List.

Propriedades/MLC/Limites de MLC

Se os planos não forem corretamente entregues, a causa mais comum é o movimento de uma lâmina que ultrapassa os limites técnicos do controlador de MLC. Portanto, reduzir os valores na seção pode ajudar a criar planos de tratamento que possam ser corretamente entregues.

Há três restrições possíveis para o movimento da lâmina:

  1. Velocidade máxima da lâmina: A restrição mais importante é a velocidade máxima da lâmina. Um valor típico é de 25 mm/s na maioria das máquinas suportadas. Entretanto, o Brainlab Novalis Classic é limitado a 10 mm/s e o Elekta Agility suporta 35 mm/s.

  2. Distância máxima de deslocamento da lâmina por grau do gantry: Além disso, o movimento da lâmina fica restrito pelo número de graus do gantry. Um valor típico para máquinas Varian ou Elekta é de 5,5 mm/grau e um valor típico para MHI Vero é de 4,4 mm/grau.

  3. Distância máxima de deslocamento da lâmina por unidade monitora: Outra restrição é a quantidade de deslocamentos da lâmina por unidade monitora entregue. Em geral, essa restrição não é necessária para máquinas Varian ou Elekta. As máquinas MHI Vero requerem um limite de 4,5 mm/UM.

[Por Energia/Modalidade] Parâmetros Definidos/Configurações do Acelerador/Taxas de doses

Taxas de doses suportadas

Especifica todas as taxas de doses suportadas (nominais). Dependendo da configuração escolhida em Recursos Dinâmicos, os planos de tratamento usam uma ou mais taxas de dose dessa lista ou taxas de doses entre os valores mínimo e máximo dessa lista.

A maior parte dos aceleradores lineares Varian suporta 100, 200, 300, 400, 500 e 600 UM/min no modo Padrão e taxas de doses mais elevadas no modo SRS ou FFF.

Os valores recomendados para as entregas de VMAT com o MHI Vero são de 200, 250, 300, 350 e 400 UM/min.

[Por Energia/Modalidade] Parâmetros Definidos/Configurações do Acelerador/UM e Limites de tratamento

Existem limites inferiores e superiores na quantidade de unidades monitoras que podem ser entregues por arco e também por grau de arco.

Se um plano de tratamento exigir mais do que o limite superior das unidades monitoras para um determinado arco, o software divide o arco em vários. Os arcos resultantes são chamados de porções e devem ser irradiados um após o outro.

Algumas máquinas suportam uma Técnica de Dose Elevada. Os limites superiores desse modo podem ser definidos separadamente:

  • Máximo de UMs por arco: O número máximo de unidades monitoras por arco individual (por porção). Um arco que ultrapassar esse limite será dividido em porções. Consulte a documentação de seu acelerador linear e/ou R&V para obter um valor adequado. O valor típico para máquinas mais antigas é de 999 UMs. As máquinas mais novas normalmente conseguem entregar até 7.200 UMs em um arco.

  • Mínimo de UMs por grau de arco: O número mínimo de unidades monitoras por grau de arco de um arco individual (por porção). Um valor típico para máquinas Varian ou Elekta é de 0,30 UM/grau; para máquinas MHI Vero, 0,74 UM/grau.

  • Máximo de UMs por grau de arco: O número máximo de unidades monitoras por grau de arco de um arco individual (por porção). Um arco que ultrapassar esse limite será dividido em porções. Um valor típico para máquinas Varian e Elekta é de 20,00 UM/grau; para máquinas MHI Vero, 22,20 UM/grau.

Art. Nº: 60919-40BP

A kibocsájtás napja: 2019-03-14