Observações sobre segurança A consistência, a exatidão e a completitude da sequência de imagens importada ou dos dados carregados deverão ser verificadas pelo equipamento de IGRT antes da aceitação para um procedimento de IGRT.
Aviso
O uso de um sistema de aplicação de tratamento com parâmetros extremos, tais como alta taxa de dose, baixa MU por feixe ou alta velocidade das lâminas, pode resultar em imprecisão na aplicação da dose planejada para o tratamento. O físico é responsável por garantir a aplicação correta da dose planejada para o tratamento no paciente. Isso inclui a responsabilidade pela escolha dos parâmetros de tratamento adequados.
Aviso
Se um ou mais componentes do sistema de aplicação de tratamento tiverem sido modificados, trocados ou recalibrados, você deverá realizar a revalidação do sistema de planejamento de tratamento e do sistema de aplicação de tratamento, de acordo com os procedimentos de controle de qualidade. Se componentes que influenciam parâmetros dosimétricos do sistema forem modificados, repita as medições de dados de feixe e insira os dados revisados no sistema usando a ferramenta Physics Administration.
Aviso
Para assegurar a consistência quando vários sistemas de planejamento são utilizados, todos os parâmetros finais de posicionamento e tratamento devem ser fornecidos pelo mesmo sistema de planejamento de tratamento. Por exemplo, se as informações deste software forem usadas diretamente para o posicionamento do paciente, então o plano de tratamento correspondente também deverá ser gerado por este software e o plano de tratamento gerado não poderá ser modificado por nenhum outro sistema de planejamento de tratamento.
Aviso
Revise todos os contornos (PTV, OARs, etc.) antes de iniciar o tratamento.
Aviso
Antes de iniciar o tratamento do paciente, você deve concluir os processos de aceitação do sistema, verificação e validação do sistema de planejamento de tratamento, incluindo perfis de feixes.
Aviso
Antes de iniciar o tratamento, você tem a responsabilidade de verificar, de dentro da sala de tratamento, se o tampo de mesa selecionado é o mesmo tampo de mesa utilizado durante o planejamento do tratamento.
Aviso
Antes de iniciar o tratamento, você tem a responsabilidade de verificar, de dentro da sala de tratamento, se os ângulos de gantry e de mesa selecionados podem ser usados para a realização do tratamento sem resultar em lesões nos pacientes ou danos aos equipamentos, como o sistema de aplicação de tratamento.
Aviso
O aviso de colisão do software alerta sobre possíveis colisões entre o gantry do acelerador linear e a mesa de tratamento. O software não é uma ferramenta precisa de previsão de colisões. Dependendo da configuração do tratamento e/ou da anatomia do paciente, podem ocorrer colisões mesmo que o software não gere mensagens de alerta. Você é responsável por verificar, antes do início do tratamento, se é possível realizar o tratamento sem colisões.
Aviso
Você é responsável por assegurar que as configurações das máquinas (incluindo, entre outras, as configurações de colimadores primários) estejam permanentemente sincronizadas em todos os locais configurados (p.ex., sistema de planejamento de tratamento, sistema R&V e sistema de aplicação de tratamento). Uma incompatibilidade entre a configuração da máquina usada para planejamento e a máquina usada para tratamento pode resultar na aplicação inadequada do tratamento ou na interrupção do fluxo de trabalho clínico.
Aviso
Tratamentos CW (sentido horário)/CCW (sentido anti-horário): A direção de rotação do gantry pode ser confundida em diferentes fases no processo de planejamento; por exemplo, as formas do MLC tornam-se espelhadas devido à rotação invertida do gantry ou o relatório impresso não declara explicitamente a direção de rotação selecionada. Antes do tratamento, assegure que a direção correta de rotação do gantry tenha sido importada em seu sistema R&V, e que seja exibida no console do acelerador linear.
Aviso
Em geral, esses sistemas não são indicados para o tratamento de pacientes usando planos em que os colimadores primários bloqueiam a abertura do MLC. A única exceção é o MLC Elekta Agility, devido ao comportamento das lâminas de proteção e ao recurso de rastreamento do colimador primário. Em tratamentos gerados para o MLC Elekta Agility, os colimadores primários sobrepõem o campo do MLC. Para usar o MLC Elekta Agility é necessário realizar medições adicionais de dados de feixes, conforme especificado no Manual de Referência Técnica Brainlab – Princípios de Física .
Aviso
Você é totalmente responsável por verificar a exatidão dos dados devolvidos pela Brainlab e por verificar a exatidão de quaisquer feedbacks ou recomendações fornecidas pela Brainlab. Você deve validar a segurança e a eficácia dos dados retornados pela Brainlab antes de realizar qualquer tratamento em pacientes.
Controle de Qualidade Aviso
Você é responsável por estabelecer um programa abrangente de controle de qualidade que seja adequado para a detecção de erros, limitações ou imprecisões nos sistemas de planejamento de tratamento e de aplicação de tratamento. Para obter detalhes adicionais, consulte o capítulo de controle de qualidade no Manual de Referência Técnica Brainlab – Princípios de Física.
Aviso
O cálculo de dose de Pencil Beam para tratamentos com arco é realizado em uma grade de ângulos discretos de gantry, usando um tamanho de passo de arco finito (em graus). Portanto, a dose calculada pode ser imprecisa. É altamente recomendável realizar uma verificação de fantoma para cada plano de tratamento com arco.
Aviso
Use fantomas para medir a precisão absoluta do sistema e dos sistemas de aplicação de tratamento. A precisão medida deve ser levada em consideração durante a configuração dos parâmetros do plano, para garantir a aplicação precisa do tratamento.
Aviso
Assegure a aplicação adequada do plano de tratamento no paciente. Recomendamos a execução de uma verificação de fantoma para todos os planos de tratamento usando exatamente as mesmas configurações de parâmetros que serão usadas para o paciente real durante o tratamento real.
Aviso
Para cada plano de tratamento de paciente, você deve assegurar que a configuração planejada para o acelerador linear seja corretamente transferida e aplicada ao acelerador linear. Isso inclui, entre outros, o modo de filtro aplainador e as configurações acessórias.
Aviso
Tratamentos estereotáticos, como a radiocirurgia estereotática (SRS), incorporam níveis muito altos de taxas de dose e doses por fração, e são tipicamente planejados com margens reduzidas de volume-alvo. Portanto, você deve tomar precauções de segurança adicionais durante o planejamento do tratamento, a transferência do plano e a aplicação do tratamento. É altamente recomendável executar ações adicionais de controle de qualidade antes de cada tratamento estereotático de paciente.
Aviso
É recomendável verificar e confirmar a preparação do paciente com um método adequado de verificação de posicionamento antes do início do tratamento. Planos de amostragem podem ser gerados com o uso de fantomas, para testar a precisão do método real de preparação do paciente.
Aviso
Certifique-se de que o sistema de planejamento de tratamento da Brainlab esteja corretamente configurado e que a configuração reflita os parâmetros dos sistemas de aplicação de tratamento. Esses parâmetros incluem, entre outros, a convenção de escala do acelerador linear, limites mecânicos ou parâmetros dosimétricos, tais como modos de energia ou fluência do acelerador linear, como SRS e FFF (Livre de Filtro Aplainador).
Aviso
Sempre assegure que os sistemas de aplicação de tratamento usados para tratamento de um paciente sejam os mesmos que foram definidos durante o processo de planejamento, ou seja, o perfil de máquina selecionado deve ser correspondente à máquina usada para o tratamento.
Aviso
Compare todos os parâmetros do tratamento exportados para o Sistema R&V com o relatório impresso gerado pelo software.
Aviso
Observe atentamente as especificações e as recomendações fornecidas pelo fabricante de seu equipamento de dosimetria. O uso do equipamento de dosimetria fora dos intervalos especificados para tamanhos de campos ou de maneira incorreta podem resultar em cálculos de dose imprecisos.